Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

O IMPERADOR D. PEDRO II E O OBSERVATÓRIO DE JUVISY !

25/05/2011

                                                                                 JUVISY  E  O  BRASIL

                                                                                  Por Nelson Travnik.

Em dezembro de 1882, o astrônomo francês Camille Flammarion (1842-1925) já famoso, recebeu a doação do senhor Méret, rico proprietário de Bordeaux e admirador de suas obras e idéias, uma bela propriedade em Juvisy-sur-Orge, Departamento de Seine-et-Oise, próximo a Paris. Após quase dois anos de obras Flammarion instala ali em 1883 seu Observatório de Juvisy.

                                                                        

                                                            Foto: o astrônomo Camille Flammarion.                                                                      

                                

Foto: Observatório JUVISY de Camille Flammarion.

VISITA  ILUSTRE

Entre os admiradores de Flammarion, no distante Brasil, estava o imperador D. Pedro II (1825-1891). Não é de admirar que o mais erudito governante brasileiro, astrônomo amador, fundador do Imperial Observatório, fizesse uma visita em 29 de julho de 1887 ao Observatório de Juvisy.

                                                                 

                                                                 Imagem: O imperador do Brasil D. Pedro II.

Esta visita teve um caráter todo especial pois era o reconhecimento de um Chefe de Estado ao “Mestre de Juvisy”. O imperador do Brasil havia sido um dos primeiros membros da Sociedade Astronômica da França (nº 85) fundada por Flammarion em 28 de janeiro de 1887. Mais tarde outros brasileiros ilustres como Emmanuel Liais (1826-1900), Luiz Cruls (1848-1908), Alberto Santos Dumont (1873-1932), Henrique Morize (1860-1930) e Domingos Costa (1882-1956) também tornavam-se membros. Mas o que torna particularmente importante a visita de D. Pedro II  a Juvisy é que nesta ocasião ele juntamente com Flammarion inaugurou com uma observação do planeta Vênus a luneta de 24 cm construída por Bardou. A admiração, o carinho e a sensibilidade do nosso imperador para com Flammarion  é traduzida então na comenda da ‘Ordem do Cruzeiro do Sul’ entregue na ocasião ao “Mestre de Juvisy”.

                                                                          

                                                              Imagem: Imperial Ordem do Cruzeiro do Sul.

Para marcar indelevelmente esta visita, D. Pedro II plantou um pinheiro nos jardins do Observatório. Segundo consta, foi inaugurado um monumento desta visita. Em 2005 o renomado astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão (1935-     ) visitou o então Observatório Camille Flammarion e viu o pinheiro plantado por D. Pedro II.

                                                    

                                                    Foto: Luneta de 24 cm do Observatório JUVISY.

UM  ANO  ESPECIAL (2011)

Graças aos esforços da Sociedade Astronômica da França e da Sociedade Trassud, depois de vários decênios está sendo amplamente reformado o Observatório Camille Flammarion com especial atenção para a cúpula e a luneta de 24 cm. Após as ‘Jornadas Camille Flammarion’ nos dias 4 e 5 de junho acontecerá em seguida nos dias 11 e 12  as ‘Festividades Flammarion’. Contudo o ponto  alto desses eventos será as ‘Jornadas do Patrimonio’ que terá lugar nos dias 17 e 18 de setembro quando então será inaugurado oficialmente o Observatório totalmente restaurado. Será um acontecimento de profundo significado para a astronomia, para a grande família da Sociedade Astronômica da França e todos que cultuam a memória e o legado extraordinário de Camille Flammarion o “Poeta dos Céus”.

O autor, Nelson Travnik, é astrônomo nos observatórios astronômicos municipais  de Americana e Piracicaba, SP e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023