Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

A sonda lunar LRO disponibiliza um grande volume de novas e belas imagens, com um nível de detalhamento sem precedentes!

18/03/2011

A equipe da sonda lunar LRO - Lunar Reconnaissance Orbiter (sonda espacial de sete instrumentos) liberou em 15 de março, 192 terabytes de imagens adicionais com um nível de detalhamento sem precedentes. Seriam necessários cerca de 41 mil DVDs para armazenar os dados da LRO desse novo conjunto. - Fonte:  sede da NASA, Washington, DC - Publicação: 16 de março de 2011.

Com esta quinta publicação de dados, a agência espacial adicionou novas imagens e mapas, na já existente grande coleção de dados lunares de alto nível, que incluem imagens de mosaico, que a sonda LRO tornou possível. 

 "O lançamento de uma coleção tão completa e rica de dados, mapas e imagens, reforça o tremendo sucesso que tivemos com a sonda LRO nas missões com sistemas direcionáveis de exploração e com a ciência lunar", disse Michael Wargo na sede da NASA em Washington.

Entre os produtos mais recentes está um mapa lunar global com uma resolução de 100 metros por pixel, produzido a partir da Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC). Para realçar a topografia da Lua nesse mapa, a sonda LRO coletou as imagens quando o ângulo do Sol estava baixo. 

FotoO lado oculto da Lua como nunca visto antes! O equipamento da sonda LRO, conhecido como LROC, proporcionou uma  projeção ortográfica em WAC (Wide Angle Camera),  centrado em  0° de latitude e 180° de longitude. Crédito: NASA Goddard / Arizona State University.

O equipamento Diviner Lunar Radiometer Experiment da sonda LRO forneceu novos dados relativos à superfície da Lua. Estes incluem mapas de luz visível e infravermelho, temperatura, abundância de rochas, a temperatura do solo à noite e mineralogia da superfície. Esses dados estão na forma de mais de 1.700 mapas digitais em uma série de resoluções que os pesquisadores podem facilmente sobrepor a outros conjuntos de dados lunares.

O Lyman-Alpha Mapping Project, que coleta informações para ajudar a identificar os depósitos de gelo de água na superfície, especialmente em regiões permanentemente sombreadas da Lua, também tem novos dados. Esta recente versão de dados inclui novos mapas de brilho ultravioleta distante, albedo e os dados de gelo de água.

Como complemento ao mapa de altitude de alta resolução digital ( o que representa 3,4 bilhões medições já disponibilizadas pela equipe responsável pelo equipamento Lunar Orbiter Laser Altimeter da LRO), a equipe da LRO está lançando novos mapas dos desnivelamentos lunares, rugosidade e condições de iluminação.

FotoSeis vistas ortográficas da Lua, criadas a partir do novo mosaico global WAC (Wide Algle Camera). A partir da esquerda para a direita:  longitude central é de 0°, 60°, 120°, 180°, 240° e 300°. Crédito: NASA Goddard / Arizona State University.

"Todos esses mapas globais e outros dados estão disponíveis em uma resolução muito alta - isso é o que torna esta versão emocionante", disse John Goddard Keller da LRO. "Com esta valiosa coleção, pesquisadores do mundo todo estão obtendo a melhor vista da Lua que eles já tiveram."

Para saber mais sobre a sonda lunar LRO, acesse:  http://www.vaztolentino.com.br/page_sections/35

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023