Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

A HISTÓRIA DO SISTEMA SOLAR ENTERRADA NA LUA

22/01/2011

Pistas sobre a evolução do Sol e da jornada do Sistema Solar através de nossa galáxia, podem estar guardadas sob a superfície lunar.

Diferentemente da superfície da Terra, que é constantemente alterada por erosões (chuva e vento) e movimentos de placas tectônicas, a superfície da Lua é antiga e cheia de cicatrizes, ostentando algumas das maiores crateras de impacto do Sistema Solar. O conjunto de crateras nos conta a história do pesado bombardeio sofrido no passado pela Lua e, também, sofrido pelos planetas do Sistema Solar, logo após a formação dos mesmos. Esse período de intenso bombardeio provavelmente atrasou a época de início da vida em nosso planeta. 

Porém, existia uma abundância de outros perigos em nossa galáxia que representaram uma ameaça ao longo da história da vida na Terra.  Novas pesquisas sugerem que a Lua mantém o registro de alguns desses perigos, como por exemplo, os prováveis efeitos de uma explosão de raios gama (que causariam danos sobre os ecossistemas da Terra) e o encontro com nuvens moleculares interestelares que vagavam sem rumo pela galáxia (essas  densas nuvens de gás e poeira significariam o caos para o delicado equilíbrio do ambiente terrestre, caso o sistema solar, em sua longa órbita ao redor do centro da galáxia, atravessasse uma delas).

 

Foto: Crateras e material abaixo da superfície lunar, proporcionará uma visão fascinante sobre a história do nosso Sistema Solar - foto: Missão Apollo 17 - NASA.

 

 

Algumas das grandes extinções em massa acontecidas na Terra, devem  ter sido causadas  por catástrofes cósmicas como explosões de raio gama e nuvens moleculares interestelares (além dos grandes impactos de asteróides e cometas). Porém, os cientistas não sabem realmente com que freqüência esses eventos aconteciam, ou como isso mudou com o passar de bilhões de anos. Os registros preservados na Lua serão capazes de ajudar a solucionar essas dúvidas.

A análise do material abaixo da superfície lunar, poderá nos permitir vislumbrar os bilhões de anos da história do Sistema Solar.

Futuras missões tripuladas ou robotizadas desembarcarão na superfície lunar e prospectarão fundo até  ao nível "paleoregolitico", revelando os segredos que a Lua esconde. Diferentes pontos devem ter sido enterrados por fluxo de lava em épocas diferentes, permitindo aos pesquisadores desvendar a história do Sistema Solar, para acompanhar a evolução do Sol e as épocas dos eventos astrofisicos extremos, ao longo de bilhões de anos. 

Fonte: Sky at Night Magazine.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023