Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO

Sun
10/02/2018

Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO

Por Nelson Travnik*- nelson-travnik@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nos inúmeros tipos de Relógios de Sol, existe um singular, com poucos exemplares no mundo: Relógio de Sol que dispara um canhão quando o astro-rei atravessa o meridiano local. No Palácio Royal em Paris, existe um que dispara ao meio dia local (Fig.1). 

No Museu Nacional, outrora residência de D. Pedro II, situado no bairro de São Cristovão, Rio de Janeiro, existe um Relógio de Sol com canhão adquirido pelo Imperador na França em 1858. Foi calculado para a latitude de -22º 43” 22’ S do Rio de Janeiro. A base tem 22 X 3 cm de diâmetro e canhão com  16 cm (Fig. 2).

O Relógio ficava sempre em seu gabinete de Astronomia. É provável que tenha sido utilizado pelo Imperador nas aulas que costumava ministrar para as crianças e jovens que iam visitar seu observatório no telhado do Palácio. O instrumento surgiu no tempo de Luiz XV . O Relógio do Imperador é considerado peça preciosa e rara pelo Museu do Relógio da cidade de Wuppertal na Alemanha. Um outro Relógio de Sol com canhão (Fig. 3), foi inaugurado na Itália pela comunidade Santa Maria Villiana do Município de Gaggio Montano, para lembrar a libertação do Município pelos soldados da Força Expedicionária Brasileira, FEB, em 03 de março de 1945, ao apagar das luzes da 2ª Guerra Mundial. O Relógio foi projetado pelo arquiteto Renzo Righi e construído por Giuseppe Gandolfi em 2014. O Relógio foi calculado para a latitude de -22º 56” 43’ S, próxima do Rio de Janeiro e é obvio que foi construído para homenagear o Brasil e não para ser exposto em algum lugar para funcionar pois não o conseguiria nunca. Masnão é só.

O mesmo G. Gandolfi já havia construído um outro Relógio de Sol com canhão, porém com a latitude de + 44º 14’ 38” N calculada para a Itália. São, pois, dois Relógios de Sol com canhão, um comemorativo e outro para funcionar. Por último, estando em Paris em 2011, por acaso deparei com uma fotografia (Fig. 4) de uma jovem segurando um Relógio de Sol com canhão e, ao ver esta fotografia, veio-me a idéia de construir um semelhante, o que aconteceu em abril/maio de 2016.

O Relógio de Sol por mim construído tem uma base em mármore branco (mesa) de 60 cm de diâmetro, um gnomôm de aço inoxidável, um canhão modelo Idade Média com 18 cm e uma lupa com 6 cm de diâmetro.  O canhão foi doado pelo colega de São Paulo, Luigino Drioli e as gravações foram feitas pelo meu amigo Valdemar G. T. Neto de Americana, SP. O Relógio de Sol está calculado para latitude de -22º 42’ 30”.9 S que é do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum, órgão da Secretaria Municipal de Educação onde está instalado (Fig. 5).

O diferencial do Relógio é que ele é rotativo, isto é, está solto em uma base que permite direcioná-lo para o Sol a qualquer hora do dia e assim fazer o canhão disparar. Isso foi feito e é indispensável nas visitas escolares para os alunos não somente verem o Relógio como também ver o canhão disparar. No caso dele estar instalado somente para o canhão disparar no momento do Sol atravessar o meridiano local, isso só se daria por volta das 12 horas quando não há escola no Observatório. Ele é parte do Museu do Tempo onde existe mais quatro tipos diferentes de Relógios de Sol. Há por conseguinte no Brasil, dois Relógios de Sol com canhão: um no Museu Nacional, guardado num cofre com objetos pessoais do Imperador e outro em Piracicaba/SP, no Observatório Astronômico e que é largamente utilizado nas visitas escolares.

*Nelson Travnik é diretor do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.

Yuri_gagarin_logo

Os 57 anos do primeiro homem no ...
Os 57 anos do primeiro homem no espaço!
Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Alekseyevich Gagarin (1934 – 1968) se tornou o primeiro humano a viajar ao espaço, quando entrou em órbita na espaçonave Vostok 3KA-3 (Vostok 1). Gagarin foi ... Leia mais

Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Alekseyevich Gagarin (1934 – 1968) ... Leia mais
12/04/2018
Cso

AVISO do Blog SKY & OBSERVERS
AVISO do Blog SKY & OBSERVERS
Caros(as) Leitores, Devido a problemas técnicos, foi necessário migrar o blog Sky and Observers para um novo endereço: http://sky-observers.blogspot.com.br Por favor, atualize seus favoritos com o novo link acima ... Leia mais

Caros(as) Leitores, Devido a problemas técnicos, foi necessário migrar o blog Sky ... Leia mais
08/04/2018
Bso

Blog "Sky and Observers" - Abril / ...
Blog "Sky and Observers" - Abril / 2018.
Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Ocultação: - A ocultação de Zubenelhakrabi pela Lua em 01 de maio 2018! https://goo.gl/BEMzyb A ... Leia mais

Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes ... Leia mais
03/04/2018
Bo

Boletim Observe! - Abril / 2018.
Boletim Observe! - Abril / 2018.
Nobres colegas, O Boletim Observe! do mês de abril de 2018 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Nobres colegas, O Boletim Observe! do mês de abril de 2018 está disponível ... Leia mais
27/03/2018