Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

O veículo robótico de exploração planetária “Curiosity” (Curiosidade) da NASA, do tamanho de um carro, se aproxima do momento de seu ousado pouso em Marte.

Marte-curiosity_2
22/07/2012

O Mars Science Laboratory (MSL), que tem como “ponta de lança” o veiculo robótico Curiosity, será uma missão precursora para futuras expedições humanas a Marte.

O mais avançado veículo robótico de exploração planetária da NASA está num curso preciso para um pouso no início de agosto, ao lado de uma montanha marciana, para começar os dois anos de trabalho de investigação científica sem precedentes. No entanto, colocar em segurança o veículo Curiosity na superfície de Marte não será fácil.

"O pouso do Curiosity é a missão mais difícil que a NASA já tentou na história da exploração planetária robótica", disse o cientista John Grunsfeld, da sede da NASA em Washington, D.C. "Enquanto o desafio é grande, a habilidade e determinação de nossa equipe nos dá grande confiança em um pouso bem-sucedido" .

O veículo Curiosity vai usar ferramentas de um braço robótico para capturar e direcionar amostras de rochas da superfície marciana, para instrumentos de laboratório existentes dentro do veículo explorador, que poderá revelar a composição química e mineral das amostras. Um dispositivo de emissão laser irá usar o seu feixe para induzir uma faísca sobre um alvo e ler o espectro de luz da faísca para identificar os elementos químicos do alvo.

Outros instrumentos do Curiosity irão examinar o ambiente circundante à distância, ou por contato direto com o braço robótico. O veículo explorador vai verificar os ingredientes químicos básicos para a vida e sobre a evidência de energia disponível para a vida. Avaliará, também, os fatores que poderiam ser perigosos para a vida, como ambiente radioativo.

Imagem: A área onde o veículo explorador robótico  "Curiosity" da NASA vai pousar em 6 de agosto de 2012, possui uma diversidade geológica que os cientistas estão ansiosos para investigar, como visto neste mapa em falsa cor, com base em dados da sonda orbital Mars Odyssey da NASA. Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / ASU.

A missão Mars Science Laboratory é um precursor para futuras expedições humanas a Marte. O presidente americano Barack Obama lançou um desafio para que astronautas americanos cheguem ao Planeta Vermelho até 2030.

Fonte: Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, Califórnia, sede da NASA, Washington, D.C. - julho de 2012.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023