Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

AFINAL, O QUE É A VIDA ? * Por Nelson Travnik.

Nt
19/07/2012

AFINAL, O QUE É A VIDA ?

por Nelson Travnik

Em que pese nossos atuais avanços científicos, a vida é um processo que continua sem uma definição precisa como demonstrou claramente o grande físico austríaco e Premio Nobel, Erwin Schröndinger em seu livro “O que é a Vida”, publicado em 1944, em plena Segunda Guerra Mundial. O homem, através da astrobiologia e ciência espacial, procura sinais de vida em alguns astros do Sistema Solar como no planeta Marte, em Europa satélite de Júpiter e em Titã e Enceladus, satélites de Saturno. É imperioso saber que o conceito de vida envolve estruturas elementares, caso das bactérias e, ou, em geral, estruturas extremófilas. Extremófilos são organismos que sobrevivem ou até mesmo demandam condições tão extremas para sobreviver que inviabilizariam a presença de formas de vida conhecidas. Eles sobrevivem em ambientes como gêiseres, fontes de água quente, em vapor d’água e até em lugares impensáveis com elevada radioatividade, em aparente contradição com ambientes considerados amenos para o desenvolvimento da vida. Considerando, pois os aspectos acima delineados, chegamos facilmente à conclusão lógica e racional, que o fator vida é abundante no Universo. Sendo assim, por analogia, o longo caminho evolutivo para um ser pensante, é pura questão de tempo.

UM CELEIRO DE VIDA

A astronomia nos mostra que a explosão de uma estrela supernova derrama no espaço os elementos que vão formar novas estrelas e planetas. Elas disseminam pelo espaço cósmico os elementos químicos pesados como o silício, carbono, ferro e níquel entre outros. O Universo é, pois um celeiro de vida. Descortinando a pluralidade dos mundos habitados proposta inicialmente pelos antigos gregos e mais tarde por Giordano Bruno (1550-1600) e Camille Flammarion (1842-1925), o homem do século espacial volta-se sobre si mesmo, observando que seu planeta, sua existência e suas conquistas nada representam na história do Universo. Perante ele somos um grão de poeira no deserto. Mesmo um grão de poeira talvez esteja superdimensionado. A descoberta dos exoplanetas em numero cada vez maior conduziu recentemente a uma ‘assustadora’ previsão de que pode haver no Universo mais planetas do que estrelas! Não obstante, ainda indo mais além, potentes redes de radiotelescópios, continuam programas de enviar mensagens na expectativa de, em um futuro que eles acreditam não muito distante, receber uma resposta: também estamos aqui ! Das telas de ficção para a realidade, será certamente o maior acontecimento do milênio! Esta nova visão do cosmos graças às pesquisas nas áreas da Astronomia e ciência espacial, transformou a maneira de pensar do homem moderno, possibilitando assumir uma postura mais honesta e humilde. Afinal, o que somos nós perante tudo isso? No contexto final, podemos dizer que a Astronomia é a única ciência que alarga nossos horizontes, nossa maneira de pensar, permitindo vislumbrar a efemeridade da vida e responder as três perguntas que mais aguçam o espirito humano: de onde vim, onde estou e para onde vou.

* O autor é astrônomo responsável pelos observatórios municipais de Americana e Piracicaba, SP, e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023