Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Misteriosa formação sem catalogação pela IAU em 08/05/2023
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Misteriosa formação sem catalogação pela IAU em 08/05/2023

(créditos: Vaz Tolentino.)

Descoberta de uma antiga e erodida escarpa sem catalogação pela IAU, ao sul da cratera PICCOLOMINI.

Na noite de 08/05/2023, após terminar de fazer as fotos de aumento maior da superfície lunar usando o telescópio Dobsoniano Sky-Watcher de 16”, resolvi observar a Lua com o telescópio Refrator Orion Premium 102m APO. Nessas alturas, o dia já tinha virado para 09/05/2023.

Observando com o refrator, numa visão de campo amplo, me deparei com uma formação que não me pareceu familiar. Já tinha guardado computador e câmera, mas resolvi trazer para fora novamente e fotografar a misteriosa formação, através do refrator Orion APO (imagem de aumento menor – campo amplo).

A princípio, observando pela ocular do refrator Orion, pensei que a tal formação não identificada fosse um canal longitudinal (vala, trincheira  ou “graben”). Mas, depois de pesquisar detalhadamente as imagens da sonda lunar LRO da NASA, verifiquei tratar-se de uma antiga e erodida escarpa, sem nominação pela IAU (International Astronomical Union).

 Veja a imagem rápida registrada através do refrator Orion APO, onde aparece a formação sem catalogação pela IAU:

Foto: imagem obtida com o refrator Orion Premiun 102mm. Frame único.

Procurei nas fotos feitas com o Dobsoniano 16” (imagens maiores) na noite do dia 08/05/2023 para ver se por acaso, tinha registrado essa diferenciada formação, pois durante aquela sessão de fotos a misteriosa formação não era um dos alvos escolhidos. Verifiquei as imagens registradas e achei:

Foto: Região da cratera PICCOLOMINI e a misteriosa escarpa não catalogada.

Analisando imagens do LRO QuickMap, verifiquei que a diferenciada formação não catalogada ao sul da cratera PICCOLOMINI, era uma antiga e erodida escarpa, radial ao MARE NECTARIS e paralela ao grande VALLIS RHEITA:

Utilizando as ferramentas do LRO QuickMap, aproveitei e tracei alguns perfis altimétricos ao longo da formação, para constatar ser mesmo uma escarpa. Veja os perfis (coloquei também a diferença, em metros, entre os níveis inferior e superior da escarpa):

Situações como esta, nos fazem lembrar que a Lua, um gigante cósmico perante o nosso ponto de vista da Terra, sempre nos supreende com a visão de suas belas e diferenciadas formações, catalogas ou não!

Além dos registros de algumas provaveis crateras fantasmas não catalogadas, o VTOL agora também colocará em seu portifólio de descobertas, essa antiga escarpa sem catalogação ou indicação em mapas lunares!

Foto de frame único.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023