Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Crateras ARISTOTELES e EUDOXUS.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Crateras ARISTOTELES e EUDOXUS.

(créditos: Vaz Tolentino.)

ARISTOTELES – Cratera(diâmetro: 87 km, profundidade: 3,5 km):

Coordenadas Selenográficas: LAT:  50° 12′ 00″ N, LON: 017° 24′ 00″ E.

Período Geológico Lunar: Eratostheniano (3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás).

Melhores períodos para observação: Seis dias após à fase Lua nova ou cinco dias após à fase Lua cheia.

Quem foi ARISTOTELES? Astrônomo e filósofo grego (383 a.C. – 322 a.C.). Aristóteles foi aluno de Platão e professor do conquistador Alexandre, o “Grande”. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão) foi fundador da “filosofia ocidental” (pensamento voltado à contemplação especulativa do mundo).

ARISTOTELES é uma bela cratera de impacto de morfologia complexa, relativamente nova, que faz um destacado par com a cratera EUDOXUS (diâmetro: 67 km, profund.: 4,35 km).

ARISTOTELES é a maior cratera do MARE FRIGORIS(extensão: 1.596 km, Largura: 200 km).  Ela está localizada no quadrante nordeste da Lua, na margem sul desse mar de lavas escuras e lisas com formato longitudinal. Encontra-se a cerca de 150 Km a leste do VALLIS ALPES (extensão: 166 km, largura máxima: 10 km).

O massivo impacto que escavou ARISTOTELES, ejetou grande quantidade de escombros. Isso acabou por alterar a paisagem ao redor da cratera. Na superfície externa no entorno de ARISTOTELES, inclusive por sobre as lavas escuras do MARE FRIGORIS, estão bem visíveis longas estrias radiais e pequenas crateras secundárias causadas por materiais ejetados pelo impacto que criou ARISTOTELES.

As bordas de ARISTOTELES não fazem um círculo perfeito e possuem um aspecto poligonal. Os restos dos desmoronamentos e deslizamentos das partes internas de suas paredes contribuíram para o desaparecimento dos detalhes originais de seu interior. As paredes internas são largas e estruturadas em terraços, como grandes degraus ou curvas de nível.

Seu piso interno, raso pois foi inundado por lava, é irregular, um pouco áspero e ondulado, não existindo um monte central e sim dois picos minúsculos e baixos, fora do centro do piso.

Uma cratera menor conhecida como MITCHELL (diâmetro: 30 Km, profundidade: 1,04 Km) está ligada à parede leste de ARISTOTELES, sendo que um pedaço da borda de MITCHELL foi adentrada por ARISTOTELES. Isso indica que a presença de MITCHELL é anterior a de ARISTOTELES. O resultado desses impactos foi um desenho parecido com uma espécie de anel de pedra preciosa.

 

EUDOXUS – Cratera(diâmetro: 67 km, profundidade: 4,35 km):

Coordenadas Selenográficas: LAT:  44° 18′ 00″ N, LON: 016° 18′ 00″ E

Período Geológico Lunar: Copernicano (1,1 bilhão de anos atrás até os dias atuais).

Melhores períodos para observação: seis dias após à fase Lua nova ou cinco dias após à fase Lua cheia.

Quem foi EUDOXUS? Astrônomo e matemático grego (408 aC – 355 aC). Como astrônomo, Eudoxus foi o primeiro a propor um modelo planetário baseado num modelo matemático. Como matemático, usou o “método da exaustão” (método para se encontrar a área de uma figura inscrevendo-se dentro dela uma sequência de polígonos cuja soma das áreas converge para a área da figura desejada) para calcular áreas e volumes.

Ao sul de ARISTOTELES e fora do MARE FRIGORIS encontra-se a cratera de impacto de morfologia complexa conhecida como EUDOXUS.

Ela tem diâmetro menor que ARISTOTELES, porém é um pouco mais profunda, apresentando 4,35 Km. As paredes internas de EUDOXUS também apresentam terraços e existe um grupamento de minúsculas colinas na região central de seu piso ondulado.

EUDOXUS está cercada por superfícies de média altitude, que compõem a parte norte dos MONTES CAUCASUS (extensão: 445 km, altitude máxima: 3,65 km). Ao sul de EUDOXUS estão localizadas as ruínas da cratera fantasma ALEXANDER (diâmetro: 81 km, profundidade: 0,41 km), completamente destruída e inundada por lava.

Bo

O Boletim Observe! - fevereiro de ...
O Boletim Observe! - fevereiro de 2023
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de fevereiro de 2023 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de fevereiro de 2023 está ... Leia mais
25/01/2023
Telesc%c3%b3pio_antigo

TELESCÓPIO : O GRANDE OLHO DA ...
TELESCÓPIO : O GRANDE OLHO DA HUMANIDADE - por Nelson Travnik.
TELESCÓPIO : O GRANDE OLHO DA HUMANIDADE Nelson Travnik Antes de tratarmos dos instrumentos ópticos, é mister recuarmos no tempo para uma pesquisa sobre a invenção do vidro. Ao que parece, há 3.700 a.C . o ... Leia mais

TELESCÓPIO : O GRANDE OLHO DA HUMANIDADE Nelson Travnik Antes de tratarmos dos ... Leia mais
16/09/2022
Fragmentos2

O SUICÍDIO DO COMETA ...
O SUICÍDIO DO COMETA SCHOEMAKER-LEVY 9 - por Nelson Travnik.
O SUICÍDIO DO COMETA SCHOEMAKER-LEVY 9 Muitas gerações irão passar sem que seja observado um apocalíptico evento planetário comparável ao que foi visto em Júpiter durante o mês de julho ... Leia mais

O SUICÍDIO DO COMETA SCHOEMAKER-LEVY 9 Muitas gerações irão passar sem ... Leia mais
02/08/2022
Trav

ONDE ESTÁ O OBSERVATÓRIO ...
ONDE ESTÁ O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO?
ONDE ESTÁ O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO? Há um ano, acontecia em Piracicaba o maior atentado perpetrado no País contra a ciência do céu. Após quase 30 anos de laboriosa existência, ... Leia mais

ONDE ESTÁ O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO? Há um ano, acontecia em ... Leia mais
09/07/2022