Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
O que é um Sistema de Raios Brilhantes?
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

O que é um Sistema de Raios Brilhantes?

(créditos: Vaz Tolentino.)

Um sistema de raios brilhantes é criado pelo impacto do asteroide ou cometa que criou a cratera. Nesse instante fortemente explosivo, escombros de materiais frescos escavados são ejetados com velocidade balística e grande energia para todos os lados (fluem radialmente para fora do local do impacto original), marcando a superfície lunar por até centenas de quilômetros, dependendo da potência do impacto. Exemplos clássicos de crateras com sistemas de raios brilhantes são as jovens KEPLER e COPERNICUS (mostradas na foto).

Os raios brilhantes são trilhas de materiais com alto albedo ou taxa de refletividade da luz, compostos por uma pitada muito fina de material ejetado pulverizado (principalmente esferas vítreas), que são respingadas balisticamente através da superfície lunar.

No espaço de alguns milhões de anos, os raios brilhantes desaparecerão, por causa do efeito de bombardeio radioativo do vento solar e, particularmente, devido à agitação da camada superficial da Lua (regolito), causada principalmente por impactos de micrometeoritos e pelas bruscas tensões térmicas diárias (grandes inversões de temperaturas).Isto posto, um sistema de raios brilhantes é, basicamente, característica de cratera jovem.

Os raios brilhantes da destacada e jovem cratera KEPLER, cobrem os mares de lava ao seu redor e estendem-se por mais de 300 Km, atravessando raios de outras crateras. A proeminente e jovem cratera COPERNICUS possui um dos mais destacados sistema de raios brilhantes da Lua. Seus raios se estendem por até 700 Km em todas as direções, através dos mares de lava circundantes.

Foto executada com apenas 1 frame em 18‎ de ‎janeiro‎ de ‎2019, ‏‎23:37:58 (01:37:58 UT).

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023