Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A cratera do cientista e engenheiro espacial Wernher von Braun.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

A cratera do cientista e engenheiro espacial Wernher von Braun.

(créditos: Vaz Tolentino.)

A cratera que homenageia o cientista e engenheiro espacial Wernher von Braun.

Na década de 1960, durante a corrida espacial entre os EUA e a antiga URSS, paralelamente à execução das missões robóticas americanas (naves das series Ranger e Surveyor), o cientista germânico radicado nos EUA, Wernher von Braun, construiu e desenvolveu as versões I e I-B do foguete Saturno, até chegar em sua versão final, o poderoso Saturno V.

O veículo lançador Saturno V da NASA executou o seu primeiro voo em 09 de novembro de 1967 e era movido a combustível líquido (querosene especial RP-1 e oxigênio líquido LOX, dependendo do estágio).

A versão Saturno V tinha 111 metros de altura, 10,1 metros de diâmetro e 2.800 toneladas na decolagem. Era um foguete descartável dotado de três estágios que se desprendiam um após o outro durante o vôo. Essa série de foguetes foram utilizados pela NASA nas missões do programa lunar Apollo e da estação espacial SkyLab, de 1967 até 1973. Os veículos lançadores da série Saturno foram desenvolvidos nas instalações do Marshall Space Flight Center da NASA, sob a direção do renomado cientista Wernher von Braun.

FotoO foguete Saturno I-B (modelo utilizado pela missão Apollo 7) projetado por Wernher von Braun. Essa era a versão anterior ao poderoso foguete Saturno V, que levaria os astronautas americanos para a Lua. Foto executada por Vaz Tolentino no KSC (Kennedy Space Center), Flórida/EUA.

 

Cratera VON BRAUN, localizada na zona de librações.

Diâmetro: 60 Km;

Profundidade: 1,98 Km;

Coordenadas Selenográficas: LAT: 41° 06′ 00″ N, LON: 78° 00′ 00″ W;

Melhor período para observação: Na Lua cheia ou 6 dias após à fase de quarto minguante.

Quem foi VON BRAUN? Wernher Magnus Maximilian, Freiherr von Braun (23 de Março de 1912 - 16 de junho de 1977) foi um engenheiro construtor de foguetes alemão. Von Braun foi uma das principais figuras no desenvolvimento da tecnologia de foguetes na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, nos Estados Unidos, quando foi naturalizado americano.

VON BRAUN é uma cratera de morfologia complexa localizada nas terras altas na região de libração no limbo noroeste lunar. A partir do nosso ponto de vista da Terra, essa formação circular apresenta-se com formato oval ou elíptico. As fotos orbitais em alta resolução executadas pela sonda lunar americana LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) da NASA mostram uma cratera de bordas desgastadas, que hospedam pequenos impactos, e um piso interno inundado por lava, que é cortado por um sistema de canais (rimae), que dão um aspecto fraturado ao piso. Também existem alguns impactos que geraram pequenas crateras na superfície do piso interno. Aparentemente não há presença de montanha central ou, se existir, se apresenta com perfil muitíssimo moderado, pois provavelmente foi soterrada pela lava basáltica.

A borda oeste de VON BRAUN faz fronteira com a borda leste da cratera Lavoisier E (diâmetro: 50,6 Km), que tem pico central, piso interno inundado por lava e também fraturado, que aparenta ser mais jovem. A menor cratera Lavoisier E (diâmetro: 39,8 Km) localiza-se bastante próxima, a sudoeste de VON BRAUN.

FotoO engenheiro espacial Wernher Magnus Maximilian Freiherr von Braun (1912 – 1977) - fonte: NASA.

Essa cratera imortaliza a memória do engenheiro aeroespacial alemão, naturalizado americano, Wernher Von Braun. A principal obra de Von BRAUN foi o foguete Saturno V. Esse super lançador era um foguete descartável, utilizado pela NASA nos programas Apollo e Skylab, de 1967 até 1973. Foi desenvolvido nas instalações do Marshall Space Flight Center da NASA, sob a direção do renomado cientista Wernher von Braun. A missão Apollo 11, que conquistou a Lua, foi lançada por um foguete Saturno V.

Foto executada com apenas 1 frame em 13‎ de ‎maio‎ de ‎2014, ‏‎22:57:44 (01:5744 UT).

So2

Blog "Sky and Observers" - dezembro ...
Blog "Sky and Observers" - dezembro / 2018.
Olá pessoal, Neste mês (dezembro / 2018) estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: O Almanaque Astronômico Brasileiro de 2019! ... Leia mais

Olá pessoal, Neste mês (dezembro / 2018) estão publicados no Blog "Sky ... Leia mais
04/12/2018
So

Almanaque Astronômico - 2019 >> ...
Almanaque Astronômico - 2019 >> Sky & Observers.
Caros(as) amigos(as)! Como ocorre todos os anos nesta data em que comemoramos o Dia da Astronomia no Brasil, informo que já está disponível para download o "Almanaque Astronômico - 2019". O ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Como ocorre todos os anos nesta data em que comemoramos o Dia da ... Leia mais
02/12/2018
Bo

Boletim Observe! - dezembro de ...
Boletim Observe! - dezembro de 2018.
Nobres colegas: O Boletim Observe! do mês de dezembro de 2018 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Nobres colegas: O Boletim Observe! do mês de dezembro de 2018 está disponível ... Leia mais
02/12/2018
Aster%c3%b3ide_93_minerva

Oposição do Asteroide (93) ...
Oposição do Asteroide (93) Minerva - Blog Sky & Observers;
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (93) Minerva em 2018! Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos "Aquele que não comunica aos outros o que conhece perece com a murta do deserto, cujo perfume se perde para ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Asteroide (93) Minerva em 2018! Um grande e fraterno abraço, ... Leia mais
24/09/2018