Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A antiga e grande cratera HIPPARCHUS.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

A antiga e grande cratera HIPPARCHUS.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Cratera HIPPARCHUS:

Diâmetro: 151 Km;

Profundidade: 1,8 Km;

Coordenadas Selenográficas: LAT: 05° 30′ 00″ S, LON: 04° 48′ 00″ E;

Período Geológico Lunar: Pré-Nectárico (Pré-Nectarian): 4,5 bilhões (logo após o tempo da formação inicial da Lua) até 3,92 bilhões de anos atrás;

Melhor período para observação: Na fase Quarto-Crescente ou 6 dias após a fase Lua Cheia;

Quem foi HIPPARCHUS? Hiparco de Nicéia (190 aC - 125 aC), foi um astrônomo, geógrafo e matemático grego do período helenístico. Ele é considerado o fundador da trigonometria. Foi o autor do primeiro catálogo de estrelas.

A antiga cratera HIPPARCHUS é outro exemplo que pode ser classificado com planície murada, devido ao seu tamanho. Essa enorme e velha cratera de paredes desgastadas e na maioria baixas, somente recebe algum destaque quando recebe a luz solar sob um ângulo baixo.

O contorno das bordas de HIPPARCHUS apresenta notória evidência de erosões e ruínas em todo o seu caminhamento. A continuidade de seu aro é interrompida por depressões e lacunas, e as bordas remanescentes não alcançam grande altitude.

HIPPARCHUS consiste numa circunferência imperfeita, apresentando aproximadamente de 170 Km na direção NE - SW e 140 Km na direção NW - SE, como se fosse um losango de lados curvos.

Ilustração: A velha e ampla cratera HIPPARCHUS, com suas paredes desgastadas. Seu piso hospeda a cratera HORROCKS e duas crateras fantasmas (Hipparchus P e Hipparchus X). O perfil altimétrico SW – NE (NASA / LRO QuickMap) abrangendo HIPPARCHUS, Hipparchus X e HORROCKS também é apresentado. Foto por VTOL.

O piso interno de HIPPARCHUS tem aspecto liso, pois foi inundado por lava, porém é um pouco irregular por apresentar algumas ondulações e rugosidades. Perto do centro de seu piso interno existe um semicírculo dos resquícios do aro de uma antiga cratera soterrada na lava. O ponto mais alto desse aro chega a atingir cerca de 900 m em relação à superfície circundante e existe uma concavidade no interior desse semicírculo. Essa cratera chama-se Hipparchus X e tem cerca de 17 Km de diâmetro. Existem também no piso interno de HIPPARCHUS algumas possíveis crateras fantasmas e a presença de finos e rasos canais, difíceis de serem detectados.

A cratera de impacto HORROCKS (diâmetro: 30 Km, profundidade: 3 Km) "hospeda-se" no quadrante nordeste do piso interno de HIPPARCHUS, indicando com isso ser mais jovem que HIPPARCHUS. HORROCKS tem formato um pouco irregular, piso ondulado, paredes internas estruturadas em terraços e um minúsculo pico central.

Foto executada com apenas 1 frame em 01‎ de ‎maio‎ de ‎2013, ‏‎03:38:36 (06:38:36 UT).

Foto executada com apenas 1 frame em 01‎ de ‎maio‎ de ‎2013, ‏‎04:07:06 (07:07:06 UT).

Alan_bean

Morre o astronauta da missão ...
Morre o astronauta da missão APOLLO 12, Alan Bean.
O astronauta da missão APOLLO 12 da NASA, o americano Alan Bean, o quarto ser humano a caminhar na Lua, morreu aos 86 anos de idade. Bean morreu no sábado (26 de maio de 2018) no Houston Methodist Hospital, em Houston, Texas / EUA, ... Leia mais

O astronauta da missão APOLLO 12 da NASA, o americano Alan Bean, o quarto ser humano a ... Leia mais
26/05/2018
Egeria

Asteroide (13) Egeria (Oposição)!
Asteroide (13) Egeria (Oposição)!
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (13) Egeria em 2018! Veja: O asteroide (13) Egeria em 2018 O asteroide (13) Egeria em 2018 Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos CEAMIG - REA/Brasil e AWB ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Asteroide (13) Egeria em 2018! Veja: O asteroide (13) Egeria em 2018 ... Leia mais
14/05/2018
Jv

Júpiter e Vênus têm influência ...
Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra!
Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra! - por Cássio Barbosa / G1 Veja em: ... Leia mais

Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra! - por Cássio ... Leia mais
11/05/2018
Lixo4

LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil ...
LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.
LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.

LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.
11/05/2018