Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A antiga e grande cratera HIPPARCHUS.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

A antiga e grande cratera HIPPARCHUS.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Cratera HIPPARCHUS:

Diâmetro: 151 Km;

Profundidade: 1,8 Km;

Coordenadas Selenográficas: LAT: 05° 30′ 00″ S, LON: 04° 48′ 00″ E;

Período Geológico Lunar: Pré-Nectárico (Pré-Nectarian): 4,5 bilhões (logo após o tempo da formação inicial da Lua) até 3,92 bilhões de anos atrás;

Melhor período para observação: Na fase Quarto-Crescente ou 6 dias após a fase Lua Cheia;

Quem foi HIPPARCHUS? Hiparco de Nicéia (190 aC - 125 aC), foi um astrônomo, geógrafo e matemático grego do período helenístico. Ele é considerado o fundador da trigonometria. Foi o autor do primeiro catálogo de estrelas.

A antiga cratera HIPPARCHUS é outro exemplo que pode ser classificado com planície murada, devido ao seu tamanho. Essa enorme e velha cratera de paredes desgastadas e na maioria baixas, somente recebe algum destaque quando recebe a luz solar sob um ângulo baixo.

O contorno das bordas de HIPPARCHUS apresenta notória evidência de erosões e ruínas em todo o seu caminhamento. A continuidade de seu aro é interrompida por depressões e lacunas, e as bordas remanescentes não alcançam grande altitude.

HIPPARCHUS consiste numa circunferência imperfeita, apresentando aproximadamente de 170 Km na direção NE - SW e 140 Km na direção NW - SE, como se fosse um losango de lados curvos.

Ilustração: A velha e ampla cratera HIPPARCHUS, com suas paredes desgastadas. Seu piso hospeda a cratera HORROCKS e duas crateras fantasmas (Hipparchus P e Hipparchus X). O perfil altimétrico SW – NE (NASA / LRO QuickMap) abrangendo HIPPARCHUS, Hipparchus X e HORROCKS também é apresentado. Foto por VTOL.

O piso interno de HIPPARCHUS tem aspecto liso, pois foi inundado por lava, porém é um pouco irregular por apresentar algumas ondulações e rugosidades. Perto do centro de seu piso interno existe um semicírculo dos resquícios do aro de uma antiga cratera soterrada na lava. O ponto mais alto desse aro chega a atingir cerca de 900 m em relação à superfície circundante e existe uma concavidade no interior desse semicírculo. Essa cratera chama-se Hipparchus X e tem cerca de 17 Km de diâmetro. Existem também no piso interno de HIPPARCHUS algumas possíveis crateras fantasmas e a presença de finos e rasos canais, difíceis de serem detectados.

A cratera de impacto HORROCKS (diâmetro: 30 Km, profundidade: 3 Km) "hospeda-se" no quadrante nordeste do piso interno de HIPPARCHUS, indicando com isso ser mais jovem que HIPPARCHUS. HORROCKS tem formato um pouco irregular, piso ondulado, paredes internas estruturadas em terraços e um minúsculo pico central.

Foto executada com apenas 1 frame em 01‎ de ‎maio‎ de ‎2013, ‏‎03:38:36 (06:38:36 UT).

Foto executada com apenas 1 frame em 01‎ de ‎maio‎ de ‎2013, ‏‎04:07:06 (07:07:06 UT).

Sun

Curiosidades da Gnomônica - ...
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- nelson-travnik@hotmail.com Nos inúmeros tipos de Relógios de Sol, existe um singular, com poucos exemplares no mundo: ... Leia mais

Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- ... Leia mais
10/02/2018
Red_moon

Análise Preliminar do Eclipse ...
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018.
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de Cinzas Vulcânicas Por Helio C. Vital* Além de apreciarmos a beleza encantadora de um eclipse lunar total, existem duas atividades que ... Leia mais

Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de ... Leia mais
10/02/2018
Oba2

OBA - Olimpíada Brasileira de ...
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018

Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018
01/02/2018
S_o

Blog "Sky and Observers" - Fev / ...
Blog "Sky and Observers" - Fev / 2018.
Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Eclipse: O eclipse Parcial do Sol em 15 de fevereiro 2018! https://goo.gl/sVK5qa ... Leia mais

Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and ... Leia mais
01/02/2018